top of page

Nosso Objetivo 

O CACTOS visa o tratamento e reintegração social, além de promover atividades preventivas junto a comunidade através de palestras para escolas e empresas, entre outras. O tratamento tem por meta o desenvolvimento do dependente nos aspectos físico, emocional, social e espiritual, mostrando a possibilidade de uma nova vida sem drogas.

              Em relação a familiares, atende em média 50 pessoas por semana. Quanto aos internos, a capacidade é de 40 pessoas, 10 internos na casa de Triagem localizada na R. República Portuguesa nº. 25 – Bairro Vila Nova Santos/SP, e 30 internos na fazenda Monsenhor Ciro Fanha, localizada na Área Continental de São Vicente, Rod. Manoel da Nóbrega Km. 278,5 Estação Paratinga - FEPASA - São Vicente/SP todos do sexo masculino.

Um dos tripés todo tramento

O Tratamento

O tratamento é efetuado por uma equipe técnica, composta por psicólogos, Assistente Social, voluntários, incluindo a presença de jovens que já passaram pelo tratamento e agora dão exemplo para quem chega à busca de ajuda, a entidade conta também com o apoio de assistência Jurídica, e de alguns médicos, e profissionais na área contábil.
O tratamento é baseado num tripé, trabalho, disciplina e oração, o primeiro é para valorizar, o que muitas vezes ele mesmo destruiu, o segundo para se reorganizar e o terceiro é para ter o encontro com Deus e ter espiritualidade que se faz necessária para a vida de todos.
Durante o período de internação, o trabalho de conscientização será intensificado com técnicas motivacionais, 12 passos do AA, método de Amor Exigente, esclarecimento da dependência química como doença e reestruturação do comportamento social. O trabalho de prevenção de recaída é feito com técnicas cognitivas-comportamentais e treinamento de habilidades sociais. O trabalho de re-socialização é feito através de terapias individuais, aprofundando todas as técnicas descritas acima e planejando os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Oração e Espiritualidade

A espiritualidade é parte principal do tratamento. Usamos também outras técnicas porém a espiritualidade é a parte mais importante. Nosso lema é:

1. ORAÇÃO;
2. CONSCIENTIZAÇÃO (Terapia de Apoio);
3. TRABALHO;
4. FORMAÇÃO.
Sob uma rigorosa DISCIPLINA.
Embora a maioria dos nossos internos seja católica só de nome nós não somos por isto uma organização católica. Temos protestantes e espiritualistas tanto em nossa diretoria quanto entre os internos. Nossa hora diária de ORAÇÃO é baseada na sagrada Escritura Cristã, em canções, danças espirituais e uma variedade de liturgias católicas.
O Décimo Segundo Passo dos Alcoólatras Anônimos e Narcóticos Anônimos é: “Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólatras e toxicômanos e a praticar estes princípios em todas as nossas atividades”.

 

A palavra que se deve destacar é: DESPERTAR ESPIRITUAL. 

Laborterapia

A laborterapia tem como fundamentos à eliminação das drogas existente no organismo, bem como, iniciar um processo de reeducação biológica, haja vista que normalmente os dependentes químicos acabam criando hábitos que causa tanto uma disfunção psicológica quanto biológica. Trabalhar seus sentimentos (mágoa, orgulho, afetividade, frustração, perda, raiva, amor, etc.), Descobrir e desenvolver habilidades, Elevar sua auto-estima, Produzir, tendo a possibilidade de ver o fruto da produção, Aceitar limites e regras, ter disciplina, Perceber suas responsabilidades, Assimilar a ajuda mútua,  Organização, Reabilitação física, entre outros. Os trabalhos são executados em grupos, divididos por setores: ANIMAIS, HORTA, JARDINAGEM, LIMPEZA, COZINHA, FERRAMENTARIA (almoxarifado geral), SERVIÇOS GERAIS E MANUTENÇÃO.

bottom of page